Pare de reclamar do que está atraindo
Observe o que está emanando!
Essa onda de vitimização é meio (meio?) cansativa.
O dia inteiro eu ouço as pessoas dizendo que a culpa é de alguém: a culpa é dos pais, a culpa é do vizinho, a culpa é do amigo, a culpa é do irmão, a culpa é do sistema, a culpa é da escola... Coitadinho de você, não é? O mundo inteiro parado para conspirar contra você.
É muito egoísmo imaginar que toda a criação do Universo seria desperdiçada com coisas ruins. Acredito, e sou testemunha, de que a responsabilidade pelo que acontece a nossa volta é nossa, sendo apenas resposta a como estamos por dentro, e do que emitimos. Preste a atenção: as pessoas são responsáveis pelo que fazem e dizem, e nós somos responsáveis pelo modo como reagimos a essas coisas. É sempre escolha nossa!
Se alguém me xinga, por exemplo: se não sou aquilo que ele diz, porque vou me ofender? E se eu sou aquilo que ele diz, se aquilo é verdade, porque vou me ofender? Lembro da época de escola, em que as crianças brigavam por uma xingar a mãe da outra. As reações, geralmente, iam para agressões físicas. Agora, preste a atenção: a criança, com sentimentos ainda em desenvolvimento, se ofendeu com uma inverdade, justamente porque ela ainda estava em desenvolvimento, imatura. Se você está lendo este texto, você não é mais criança, acredito. Então pare de agir como uma.
Estou sendo dura? Sim, estou. Mas se você age como criança, precisa ser tratado como criança. E se, durante todos os anos, antes de hoje, você não aprendeu de forma delicada, vamos mudar um pouco o método.
Eu aprendi depois dos 27, com os baques da vida. E como todo adolescente que demorou de crescer, não aprendi com carinho, como me foi ofertado no seio da família. Mas garanto a você: cada uma dessas experiências me ajudou a ser a pessoa feliz e completa que sou hoje. Só assim, pude me tornar esta mulher corajosa, que compartilha histórias de vida, muitas vezes muito intimas, com vocês. Se preferirem aprender pelo amor, porque isso que estou escrevendo para vocês é com muito amor, será melhor. Mas se precisar de força, severidade, também estarei aqui.
Muito obrigada!
Namastê